Alibaba e Aliexpress desenvolvem IA para o CoronaVirus

Alibaba, grupo chinês de e-commerce e tecnologia, desenvolveu um sistema de inteligência artificial (IA) que é capaz de diagnosticar, em questão de segundos, pessoas infectadas com o Covid-19.

>>Confira as melhores ofertas no Aliexpress

No início de fevereiro, o instituto de pesquisa e inovação do Alibaba Group, DAMO Academy, desenvolveu um sistema habilitado para IA que podia diagnosticar o Covid-19 em 20 segundos com precisão de 96%.

O sistema de IA identifica o novo vírus através de tomografias computadorizadas do tórax. O algoritmo foi treinado com dados e tomografias computadorizadas de mais de 5.000 casos confirmados de coronavírus até agora e utiliza o aprendizado profundo para estudar padrões de infecção.

>>Confira as melhores ofertas no Aliexpress

Alizila procurou o especialista em algoritmo AI da DAMO, Xu Minfeng, para uma conversa por telefone sobre a ferramenta de inteligência artificial e como ela pode ajudar os médicos durante a crise de saúde.

Alibaba e Aliexpress desenvolvem Inteligência Artificial para diagnosticar o Coronavirus

Segundo uma reportagem publicada pelo jornal japonês Nikkei, o sistema do Alibaba pode detectar o novo coronavírus em tomografias computadorizadas do peito de pacientes com a ajuda da IA, que analisa as imagens e dá o resultado em apenas 20 segundos e com precisão de 96%, mesmo em casos de pneumonia viral, doença que se parece muito visualmente com o novo coronavírus.

>>Confira as melhores ofertas no Aliexpress

Com 96% de precisão, sistema faz o trabalho em apenas 20 segundos.

A mesma tarefa, se executada manualmente, pode demorar cerca de 15 minutos, já que as mais de 300 imagens tomográficas devem ser analisadas minuciosamente por olhos humanos.

Para entregar resultados rapidamente, a IA do Alibaba foi treinada com imagens e dados de cinco mil casos confirmados e testada em hospitais de toda a China, dos quais 100 já estão utilizando o sistema para diagnósticos.

>>Confira as melhores ofertas no Aliexpress

Como funciona a ferramenta de saúde habilitada para IA do DAMO?

Em 4 de fevereiro, quase duas semanas após o bloqueio de Wuhan, onde o vírus foi identificado pela primeira vez, a equipe do DAMO começou a treinar seus algoritmos para diagnosticar o coronavírus usando as diretrizes de diagnóstico divulgadas pelo Dr. Shi Heshui, um dos principais radiologistas da Tongji Medical College. Como a equipe já vinha realizando trabalhos de imagens médicas habilitadas para IA nos últimos três anos em áreas como doenças respiratórias comuns, levamos um pouco menos de cinco dias antes de produzir o primeiro conjunto de cálculos para o Covid-19.

Nosso sistema de IA faz duas coisas: uma é rastrear respostas de tratamento em casos confirmados e a outra é fornecer diagnósticos para casos suspeitos.

Hospitais em regiões fortemente afetadas como Wuhan podem nos enviar tomografias computadorizadas do mesmo caso, geralmente confirmado a cada dois ou três dias, e usaremos nosso sistema de IA para detectar sinais de melhora, como a redução da massa branca nos pulmões.

Hospitais de regiões próximas ao epicentro do surto estão acessando a segunda função do sistema com mais frequência. Eles enviarão exames de casos suspeitos para determinar suas chances de infecção. O sistema classifica os resultados em coronavírus confirmado, gripe comum ou outras doenças respiratórias.

>>Confira as melhores ofertas no Aliexpress

Por que a necessidade de IA?
Tempo e precisão.

Uma máquina de TC normalmente precisa produzir de 300 a 400 exames de tórax por paciente para iniciar o diagnóstico do Covid-19. Mesmo um médico muito experiente levaria de 10 a 15 minutos para passar por quantidades tão grandes de informações, mas sistemas de IA treinados podem passar pelas varreduras em 20 a 30 segundos. Em segundo lugar, quando estamos lidando com um surto viral repentino e novo, é uma tarefa assustadora treinar cada médico para descobrir o vírus, para que o sistema de IA seja usado como uma segunda opinião analítica para os médicos.

Quais foram os maiores desafios na criação desse sistema de saúde de IA?

O desafio para a adoção de sistemas ou produtos orientados à IA é que os algoritmos devem ser altamente precisos durante a fase de teste para que possam obter adoção prática. Se o sistema falhasse em fornecer diagnósticos precisos de coronavírus, perderíamos a confiança do médico imediatamente.

>>Confira as melhores ofertas no Aliexpress

Durante o lançamento inicial, nossa equipe teve que reagir rapidamente aos comentários do hospital. Por exemplo, tivemos que fazer ajustes significativos de acordo com as condições locais do Hospital Wuhan No. 6, um dos primeiros hospitais com os quais trabalhamos. Por se tratar de uma nova cepa de coronavírus, estamos ajustando nosso algoritmo à medida que mais estudos são publicados e também estamos usando o feedback da equipe médica que trabalha nas linhas de frente. Até agora, refinamos o sistema com 5.000 casos e contando.

Quais foram os maiores avanços nesse sistema?

Tecnicamente falando, nossos refinamentos contínuos resultaram em grandes melhorias na precisão e velocidade do diagnóstico. Com a ajuda do aprendizado profundo, nosso sistema também pode preencher as lacunas e fornecer precisão diagnóstica adicional quando não há tomografias suficientes. Em termos de colaborações, nosso sistema está sendo usado por 26 hospitais na China e ajudou a diagnosticar mais de 30.000 casos. Esse avanço ocorreu porque parceiros nos setores público e privado se uniram para pressionar pela implementação do sistema de IA.

>>Confira as melhores ofertas no Aliexpress

Como esse sistema de diagnóstico de IA continuará evoluindo?

Continuaremos a trabalhar com parceiros como o Primeiro Hospital Afiliado da Faculdade de Medicina da Universidade de Zhejiang, Wanli Cloud, Chuangyuanjia e Gupo Technology para trazer nosso sistema de IA para a nuvem. Os médicos podem fazer upload diretamente de tomografias computadorizadas usando seus smartphones ou laptops para obter resultados instantâneos online. Outras possibilidades incluem ciclos de feedback reduzidos, nos quais implementamos recursos de pesquisa para coletar feedback direto de médicos para ajudar a melhorar nosso algoritmo.

Fonte:https://www.alizila.com/how-damo-academys-ai-system-detects-coronavirus-cases/

 

Deixe um comentário