Conteúdo do Artigo
Evangelho do dia Comentado para terça-feira, 8 de outubro de 2020
Gálatas 3: 1-5
Salmo do dia, Lucas 1: 69-70, 71-72, 73-75
Evangelho do dia, Lucas 11: 5-13
Gálatas 3: 1-5
1 Seus estúpidos da Galácia! Depois de ter uma imagem clara de Jesus Cristo crucificado, bem diante de seus olhos, quem lançou um feitiço sobre você?
2 Há apenas uma coisa que eu gostaria que você me dissesse: Como foi que você recebeu o Espírito – foi pela prática da Lei, ou por acreditar na mensagem que você ouviu?
3 Tendo começado no Espírito, você pode ser tão estúpido a ponto de terminar na carne?
4 Todos os favores que você recebeu não tiveram nenhum efeito – se realmente não houve efeito?
5 Você diria, então, que aquele que tão abundantemente envia o Espírito a você, e faz os milagres entre vocês, está fazendo isso por meio da prática da Lei ou porque você creu na mensagem que ouviu?
Lucas 1: 69-70, 71-72, 73-75
69 e ele estabeleceu para nós um poder salvador na casa de seu servo Davi,
70 assim como ele proclamou, pela boca de seus santos profetas dos tempos antigos,
71 que ele nos salvaria de nossos inimigos e das mãos de todos aqueles que nos odeiam,
72 e mostre amor fiel a nossos antepassados, e assim tenha em mente seu santo convênio.
73 Este foi o juramento que ele fez a nosso pai Abraão,
74 que ele nos permitiria, livres de medo, sermos libertados das mãos de nossos inimigos,
75 para servi-lo em santidade e retidão na sua presença, todos os nossos dias.
Evangelho do dia, Lucas 11: 5-13
5 Ele também lhes disse: ‘Suponha que um de vocês tem um amigo e vai ter com ele no meio da noite para dizer: “Meu amigo, empresta-me três pães,
6 Porque um amigo meu em viagem acaba de chegar à minha casa e não tenho nada para lhe oferecer; “
7 E o homem respondeu de dentro da casa: “Não me incomode. A porta está trancada agora, e meus filhos estão comigo na cama; não posso me levantar para dar a você.”
8 Eu te digo, se o homem não se levantar e dar a ele por uma questão de amizade, a persistência o fará se levantar e dar ao amigo tudo o que ele quer.
9 Portanto, eu vos digo: Pedi e ser- vos – á dado; procurar, e você vai encontrar; bata, e a porta será aberta para você.
10 Pois quem pede recebe; todo aquele que procura encontra; todo aquele que bate terá a porta aberta.
11 Qual pai entre vocês, se seu filho pedisse um peixe, lhe daria uma cobra?
12 Ou, se pedir um ovo, dê-lhe um escorpião?
13 Se, em seguida, o mal como você é, sabe como dar a seus filhos o que é bom, quanto mais será o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?’
Reflexão: “O Amigo importuno”
Cristo nessa parábola enfatiza o sentimento de urgência, persistência e necessidade da oração, ora muito, quem muito necessita, e ao persistir na oração, isso se dará para o nosso próprio beneficio.
No texto, Cristo usa de dois exemplos terrenos: o amigo e o Pai, duas referências boas, mas humanas, e por serem extremamente humanas, são extremamente más, mas ainda assim são capazes de dar boas dádivas, e Ele diz: “se sendo maus sabeis dar boas dádivas, quanto mais o Pai celestial o Espirito Santo aqueles que o pedirem?”.
“Qual de vós terá um amigo e, se for procurá-lo à meia noite?
É bom ter amigos com quem se possa contar, a quem se possa recorrer em momentos difíceis, é bom ser amigo e saber que os amigos podem contar conosco, no entanto, em determinados momentos, não poderemos contar com eles e nem eles conosco porque os pedidos feitos, as aflições apresentadas ultrapassarão a nossa capacidade de dar, de ouvir, de atender, ainda assim os importunamos e somos importunados porque somos amigos.
O que Cristo nos diz é que se somos capazes de bater na porta do amigo insistentemente, e se somos capazes de atender ao amigo que nos chama, devemos ter coragem e ousadia de recorrer a Ele tantas quantas vezes precisarmos porque com Ele podemos contar, Ele tem capacidade de dar, ouvir e atender, porque pra Ele tudo é possível e “quem pede, recebe, e quem busca acha, e quem bate, terá a porta aberta.
Ele não é nosso amigo?
“Já não vos chamarei de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho vos chamado de amigos.” Jo 15:15a disse o próprio Jesus.
Qual o Pai dentre vós que se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?…
Se pais humanos com suas falhas procuram atender as necessidades dos seus filhos sem enganá-los, quanto mais o Pai celestial não nos dará o Espirito Santo, a melhor dádiva?